Conheça o Adianti Framework para PHP:

  • Desenvolvimento com componentes;
  • Formulários e datagrids.
  • Versão Web e Desktop (Gtk);
  • Multiplataforma;
  • Desenhe as interfaces;
  • IDE própria (Adianti Studio).
Ver detalhes...

Acabei de voltar de Campo Grande onde participei do 2o Workshop PHPMS. Saí sexta-feira (02/10) de Porto Alegre. O primeiro trecho da viagem não foi muito bom, por que do meu lado tinha uma americana com um hálito terrível... Bom, superando este obstáculo e chegando em São Paulo para a primeira conexão, tive a grata surpresa de reencontrar meu velho amigo Gilberto Gil e conversar um pouco sobre música e software livre. Calma gente, ele não é meu velho amigo, só tava brincando ! Só dei uma de tiete no aeroporto e pedi pra tirar uma foto com ele. O cara é gente finíssima, muito simpático. Bom seguindo viagem para Campo Grande, no avião encontrei mais um global (eri johnson), que ia fazer um espetáculo...

Chego lá e encontro o Bruno Fernandes Pereira (PorKaria) e o Zé Ricardo me aguardando, dupla super parceria. Estava de blusão e estava fazendo uns 35 graus :-) A cidade é quente, exatamente o que eu queria pra fugir do frio chato aqui do Rio Grande do Sul. Uma capital com jeito de interior, ruas largas, árvores, povo tranquilo, sem violencia. Gostei muito de lá. Logo na primeira noite pedi pra comer algum prato típico e me levaram pra comer Sobá, uma especie de miojo ao tempero verde com tiras de carne, podendo temperar ao molho shoyo e gengibre. Um gosto peculiar, comi toda a porção :-)


No dia seguinte já era o evento, onde palestrei pela manhã e pela tarde sobre Design Patterns para Aplicações corporativas, que basicamente envolveu Patterns para persistência e Patterns para Mapeamento Objeto Relacional. Antes da minha palestra, o Zé Ricardo falou muito bem sobre orientação a objetos no PHP5 para nivelar o conhecimento do público. Acho que ele deveria submeter uma palestra para o FISL no próximo ano, juntamente com o PorKaria (tomara que vcs leiam isto, hehehe). O evento foi no Senac de Campo Grande e lá encontramos várias pessoas legais, PHPistas locais querendo aprender coisas novas ou se aperfeiçoar.

O evento foi bom para fazer contatos e aproximar a comunidade, fazendo todos se conhecer melhor e unir forças para tornar o PHP ainda mais forte. Ainda no meso dia pude ver a palestra do Raví Rauber sobre JQuery/Ajax e cia. Adorei esta palestra, principalmente por que é um tema no qual ainda sou muito verde, preciso aprender mais sobre isto. E consegui pegar dicas muito interessantes na palestra dele. Além disto ainda teve uma palestra sobre drupal, do Renan Marks, bastante legal pois ficou mais claro para mim algumas diferenças estruturais entre ele e o joomla, por exemplo.

Ao final teve uma mesa redonda com vários assuntos polêmicos, como a pergunta "PHP é uma linguagem para sites ?". Para responder esta pergunta estiveram presentes representantes de empresas locais e de órgãos do governo. Em suma, a opinião é de que o PHP tem potencial para o desenvolvimento de aplicações corporativas robustas, mas ainda sofre de um certo preconceito. Da mesma forma, alguns defenderam a idéia de que não importa a tecnologia na qual você desenvolva a solução, desde que faça bem feito. No último dia, após o evento fomos para a confraternização (happy hour) onde estiveram presentes quem palestrou e a organização do evento. E qual é o principal assunto neste momento de descontração ?? PHP. Quem gosta gosta, não tem jeito. PHP é uma paixão nacional :-) hehehe

No dia seguinte fomos comer um churrasco na casa do Bruno. Po churrascão! Tava muito maneiro. Posso dizer que no Mato Grosso do SUL os caras mandam bem no churrasco tanto quanto aqui no Rio Grande do Sul. Após o churrasco, peguei avião de volta. Neste trajeto sem muitas surpresas, fora ter passado por ex-jogadores de volei do Brasil como o Paulão e Carlão, campeões olímpicos em 1992.

Para finalizar, a parte mais importante. Neste final de semana não somente participei de mais um evento muito bacana sobre PHP, mas também conheci uma cidade muito bonita e calorosa e sobretudo conheci pessoas fantásticas, humanas, parceiras, humildes, simpáticas e hospitaleiras. O PHPMS é show de bola. Em primeiro lugar, o Bruno Fernandes Pereira PorKaria, gente finíssima, que eu só conhecia antes pela net, que fez o convite inicial e cuidou da organização do evento juntamente com o Zé Ricardo, figuraça também, um cara que manja muito de orientação a objetos no PHP e de pinga também :-) hehehe Também o Cauan Cabral, que infelizmente não estava no seu melhor estado de saúde para fazer o hands-on sobre cakephp. Também o Leonardo, piloto oficial do evento, que com seu Pálio levava a gente pra todos os lugares e o Felipe, gaúcho de Passo Fundo que já é Campograndense até de sotaque. A todos um grande abraço.

Postado em