Conheça o Adianti Framework para PHP:

  • Desenvolvimento com componentes;
  • Formulários e datagrids.
  • Versão Web e Desktop (Gtk);
  • Multiplataforma;
  • Desenhe as interfaces;
  • IDE própria (Adianti Studio).
Ver detalhes...

Fim de PHP Conference Brasil, não são necessárias muitas palavras para resumi-la, simplemente um evento que a comunidade já esperava há tempo e que veio para cobrir uma grande lacuna, reunir os profissionais envolvidos com PHP no Brasil e trazê-los para perto da comunidade, gerando discussões, trocando idéias e difundindo ainda mais o seu uso. Neste sentido o evento atingiu todas as espectativas, trazendo palestras sobre vários temas relevantes e evolvendo aspectos diversos do desenvolvimento (frameworks, padrões, extensões, tutoriais, dentre outros).

O evento foi de grandes dimensões e contou com o Derick Rethans, desenvolvedor holandês de algumas extensões do PHP (como a date e a unicode), que palestrou pelo sábado de manhã, contando com o auditório lotado. O Derick falou sobre a extensão xDebug, cujo objetivo é oferecer uma alternativa mais profissional de debug em PHP. Um dos grandes pontos fortes do evento foi o networking proporcionado. Neste caso, pessoas ilustres que você já conhece há certo tempo, mas somente de nome, ou pela internet, acabam virando ilustres amigos, foi o caso do Marcelo Araújo que palestrou sobre como criar extensões em PHP, fazendo disto uma tarefa trivial, Igor Feghali, unico desenvolvedor de php no brasil a ter um projeto financiado pelo google summer of code.

Tive o grande prazer de conhecer também o Alexandre Riveira, o Manuel Lemos e o Guilherme Blanco além de reencontrar velhos amigos como o André da tempo real (www.temporeal.com.br), a quem tenho que agradecer pelo esforço por tornar isto tudo realidade, juntamente com o Anderson, que ralou pra fazer o evento acontecer (mesmo com algumas intempéries de última hora), juntamente com o André e o Rafael do grupo proPHP (www.prophp.com.br), que contribuiram muito em unir essa galera toda em um único evento. Pessoalmente o evento também permitiu encontrar membros da comunidade de php-gtk (www.php-gtk.com.br) aqui no Brasil como o Adler Medrado, o Daniel Braga e o Diego Feitosa, que me auxilia em muito a manter o portal da comunidade. Pessoas que até então só conhecíamos através de textos, e agora temos também a oportunidade conhecer ao vivo e a cores :-)

Neste sentido todos esperamos que a PHP Conference Brasil possa se repetir e que isto não demore muito, pois a primeira já está deixando saudades para esta comunidade tão especial.

O vídeo da palestra encontra-se em "Palestras"-> "Vídeos"

Postado em